Workshop Técnico dedicado à redução dos custos de construção de Alta Velocidade Ferroviária

Alta Velocidade
Ferrovia
Investimentos
Mercado Internacional
  • Visitas técnicas às obras da Estação de Chamartín e ao Parque de Material e Oficinas da RENFE, em Fuencarral.
  • Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, partilhou as principais conclusões do Grupo de Trabalho dedicado às Estratégias de Aquisição e Contratação para Construção.

Realizou-se no dia 20 e 21 de maio, no Palácio Zurbano em Madrid, um Workshop Técnico dedicado à redução dos custos de construção de Alta Velocidade Ferroviária dos 9 Corredores de Transporte Europeus (TEN-T).

Realizou-se, no dia 20 e 21 de maio, no Palácio Zurbano em Madrid um Workshop Técnico dedicado à redução dos custos de construção de Alta Velocidade Ferroviária dos 9 Corredores de Transporte Europeus (TEN-T).

Organizado pelos coordenadores dos Corredores de Transporte Europeus (ETC), em colaboração com a Comissão Europeia, o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Espanha e o Gestor da Infraestrutura ferroviária espanhola - ADIF, o workshop reuniu representantes de ministérios, gestores de infraestruturas e empresas de construção e engenharia para explorar estratégias de redução dos custos de construção de alta velocidade ferroviária (HSR) ao longo dos nove corredores TEN-T. Foi inaugurado pelo presidente da ADIF, Pedro Marco, e pelo diretor da DG MOVE, Kristian Schmidt. 


Visitas Técnicas e Sessões de Trabalho marcam o primeiro dia do encontro


O primeiro dia do encontro foi marcado por visitas técnicas às obras da Estação de Chamartín e ao Parque de Material e Oficinas da RENFE, em Fuencarral.

Através de debates e sessões colaborativas de grupos de trabalho, os participantes focaram-se em temas centrais, como estratégias de financiamento, resiliência climática, descarbonização e soluções práticas que assegurem o desenvolvimento de infraestruturas de elevada qualidade e com eficiência de custos.

Os grupos de trabalho foram orientados para a identificação de estratégias e a formulação de recomendações e ações claras com vista à redução dos custos de construção em projetos de linhas de alta velocidade. A apresentação das conclusões destes grupos foi moderada por Kristian Schmidt. Durante esta sessão, Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, partilhou as principais conclusões do Grupo de Trabalho dedicado às Estratégias de Aquisição e Contratação para Construção.

A Infraestruturas de Portugal marcou igualmente presença nas mesas de debate, com a participação de Helena Matos, Ana Freire e Luís Ferreira, que abordaram temas como Projeto e Normalização, Expropriações, Planeamento e Stakeholders, bem como Custos do Ciclo de Vida

O encerramento da sessão ficou a cargo de Pedro Marco, Presidente da ADIF, e Sergio Vázquez Torrón, Presidente da empresa de consultoria espanhola INECO, que fizeram um balanço dos principais tópicos debatidos ao longo do dia.