Organizado pela Associação Ibérica de História ferroviária (ASIHF), o VII Congresso de História Ferroviária vai realizar-se de 27 a 29 de outubro, no Entroncamento e em Lisboa.
Este Congresso, que conta com o apoio da Universidade de Évora (CIDEHUS) e da Universidade Nova de Lisboa (CIUHCT), decorrerá no dia 27 de outubro no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, e nos dias 28 e 29 de outubro no ISCTE, em Lisboa,
A ASIHF convida à participação da comunidade científica e investigadores e ao envio de propostas de comunicações sobre os seguintes temas:
- Novas perspetivas para a ferrovia em Portugal;
- Fronteira e ferrovia;
- Viagens de dirigentes e técnicos: uma forma de transferência do conhecimento;
- O transporte terrestre de mercadorias: complementaridade e competência do caminho de ferro e da rodovia (séculos XIX-XXI);
- Ferrovia e cidade. Impacto das infraestruturas ferroviárias no desenvolvimento urbano das cidades da Península Ibérica;
- Jovens historiadores: Novos enfoques na história dos caminhos de ferro; e
- Temas gerais.
O prazo de submissão de textos completos foi prolongado até 31 de julho, mas devido à atual crise sanitária foi também decidido aceitar a submissão de resumos alargados incluindo fontes, bibliografia, problemática, desenvolvimento e conclusões.
Confirmada está já a comunicação da técnica da IP Património, na Sessão II -Fronteira e ferrovia, com o tema
“Estações ferroviárias de fronteira entre Portugal e Espanha: Ramal de Cáceres – Estação Ferroviária de Marvão-Beirã. Arquitetura e urbanismo”.
Inscrições
A inscrição dos interessados em participar no congresso deverá ocorrer até ao próximo dia 1 de setembro, através do envio de formulário (em anexo) e do pagamento de 75 Euros (gratuito para desempregados e membros da ASIHF).
Os participantes que tenham interesse em se tornarem membros da ASIHF podem inscrever-se seguindo as instruções disponíveis na página eletrónica da Asociación Ibérica de Historia Ferroviaria (asihf.org), sendo neste caso isentos do pagamento da inscrição no congresso.
Para os demais, o pagamento deverá ser feito à Associação Ibérica de História Ferroviária a partir da referência: ES25 2038 1056 2760 0104 0700 (Código SWIFF: CAHMESMMXXX).
Contactos: VIII Congreso de Historia Ferroviaria - Lisboa 2019 (asihf.org); 8congresohf@asihf.org