O Túnel Rodoviário da Serra da Estrela, na ER338, situado no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, foi reaberto ao tráfego no dia 10 de julho. A conclusão dos trabalhos foi antecipada face à data inicialmente prevista de 18 de agosto.
A intervenção teve como objetivo assegurar as condições de circulação neste corredor rodoviário, através da contenção dos blocos potencialmente instáveis.
Seguem-se agora os trabalhos de remoção do pavimento e de repavimentação do troço, que estão previstos para os dias 27 e 28 de julho, com o encerramento do túnel nos mesmos moldes do período de execução da empreitada.
Os trabalhos na ER338, ao km 031,970, para reforço estrutural do Túnel Rodoviário da Serra da Estrela consistiram:
- na aplicação de pregagens radiais 25 mm, em aço A500NR, distribuídas em quincôncio numa malha de # 2 x 2 m (Ainf = 2 m²), com um comprimento de 4 m, e uma rede de aço de alta resistência e cabos de aço, com uma resistência à tração mínima de 200 kN/m, reforçada através da aplicação de cabos, em aço, distribuído na vertical e horizontal numa malha coincidente com as pregagens, com um diâmetro 16 mm. A conjugação da malha de pregagens e a rede de alta resistência, permite suportar os blocos de maior dimensão.
- uma vez que as redes de alta resistência possuem uma abertura mínima 250 x 250 mm, para conter os blocos de dimensões inferiores, foi adicionada uma rede de dupla torção com uma abertura de malha de 50 x 70 mm e um fio com 2 mm de espessura, garantindo assim uma resistência à tração mínima de 45 kN/m.
- face ao risco de queda de blocos no interior do túnel, no início dos trabalhos, após realização do saneamento dos blocos potencialmente instáveis, foi aplicada uma camada de 5 cm de betão projectado, reforçado com fibras metálicas, ao longo da superfície da abóbada do Túnel, correspondendo a uma faixa de 6,60m de largura, ou seja, 3,30m para cada lado em relação ao eixo da via, para permitir a execução da malha de pregagens e a instalação da rede de aço de alta resistência em segurança.
- nesta faixa, foram também realizados drenos, de comprimento variável e 80 mm de diâmetro, em P.V.C., que asseguram a drenagem interna do maciço, prevenindo a eventual geração de impulsos hidrostáticos provocados pela infiltração de águas.
- nos emboquilhamentos do túnel, foram aplicadas pregagens pontuais Ø25 mm, em aço A500NR, com um comprimento de 4 m, seladas com calda de cimento e diâmetro de furação de 88,9 mm.
Durante a empreitada, foi necessário interromper o tráfego entre o cruzamento da EN338-1 (km 29,100) e Piornos (km 35,520), uma vez que não existe zona de viragem que permita a inversão de marcha, em especial a veículos pesados.
O desvio de tráfego foi efetuado pela EN338 até Manteigas, seguindo depois pela EN232 até ao entroncamento com a EN339-1 em direção ao Sabugueiro, retomando posteriormente a EN339/EN338 até à Torre.
Para minimizar o transtorno do corte de circulação foi permitido aos comerciantes da zona da Torre que utilizassem o troço encerrado para a passagem no sentido Covilhã/Torre, de manhã, e no sentido Torre/Covilhã no final do dia de trabalho, com acompanhamento do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR (GIPS), que geriu, diariamente, a circulação no local.