Reforço de muro de suporte na Linha do Douro

Investimentos
Reforço de muro de suporte na Linha do Douro

Foi consignada a empreitada de reforço do muro de suporte ao km 119,080 da Linha do Douro, no concelho de Sabrosa. Pretende-se com esta obra incrementar as condições de segurança da circulação ferroviária. O investimento é de 275 mil euros.

O muro em causa, em alvenaria de pedra de natureza xistosa, com uma altura variável entre os três e os cinco metros, desenvolve-se entre os km 119,045 e 119,035, do lado esquerdo da Linha do Douro, e situa-se a oeste do apeadeiro do Ferrão, suportando em simultâneo o aterro da EN 322-2, via rodoviária que assegura o acesso ao apeadeiro.     

Os principais trabalhos contemplados nesta empreitada visam a limpeza e reabilitação do muro de alvenaria, a execução de muro de forro em betão armado pregado, o qual, por forma a garantir o adequado enquadramento paisagístico, será revestido com alvenaria de pedra da região, e ainda a beneficiação de todo o sistema de drenagem.

Apesar da complexidade da obra, esta vai decorrer sem necessidade de condicionar a circulação regular de comboios, tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.