A Infraestruturas de Portugal disponibiliza a partir de 15 de julho de 2020 a adesão online ao sistema Easytoll.
Qualquer condutor de veículo de matrícula estrangeira que circule em autoestradas portuguesas com sistemas de cobrança de portagem exclusivamente eletrónica, poderá assim, de forma mais cómoda e rápida, fazer a adesão a este sistema através do Portal de Portagens da Infraestruturas de Portugal.
Esta solução vem simplificar o serviço prestado aos visitantes do país, por via terrestre, ao permitir que a adesão ao Easytoll possa ser feita online, sem que o condutor precise de se deslocar a uma praça de portagens no momento da sua circulação na autoestrada. A subscrição do serviço é válida por 30 dias, à semelhança do que já ocorre.
O sistema de pagamento de portagens eletrónicas Easytoll foi desenvolvido em 2012 pela Estradas de Portugal, agora Infraestruturas de Portugal, constituindo-se como uma solução inovadora de base tecnológica simples e segura, facilitadora do processo de adesão a um meio de pagamento de portagens, e destina-se exclusivamente aos condutores de veículos de matrícula estrangeira que circulam em autoestradas com sistemas Multi-lane Free Flow.
Foram criadas quatro praças de adesão, nas principais “entradas” terrestres do país, servidas por autoestradas com portagens eletrónicas;
- A22 em Vila Real de Santo António;
- A24 em Vila Verde da Raia (Chaves);
- A25 em Vilar Formoso;
- A28 na Estação de Serviço de Viana do Castelo.
A solução Easytoll ganhou desde sempre uma grande recetividade por parte dos utentes, uma preferência que se traduz num incremento gradual e consistente do número de adesões ao longo dos anos. Desde a sua implementação, foram registadas mais de 2,9 milhões de adesões, originando cerca de 60 milhões de euros de receita em oito anos de atividade, apenas com veículos de matrícula estrangeira.
A medida agora implementada destaca-se pela flexibilidade que este novo modo de adesão introduz na solução Easytoll.