No fim de semana de 5 e 6 de julho, a Casa da Arquitetura volta a convidar o público a explorar, gratuitamente, mais de 70 espaços habitualmente inacessíveis em cidades como Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
A Open House Porto 2025 (OHP) celebra uma década de exploração arquitetónica, reforçando o seu papel como um dos mais importantes eventos internacionais dedicados à arquitetura urbana. Nos dias 5 e 6 de julho de 2025, a Casa da Arquitetura volta a convidar o público a explorar, gratuitamente, mais de 70 espaços, incluindo a Ponte de São João, no Porto, que receberá, no sábado, dia 5, a visita de 20 participantes, numa oportunidade única de conhecer o interior da Obra de Arte gerida pela Infraestruturas de Portugal.
Durante o fim-de-semana poderão ser ainda visitados alguns dos edifícios mais singulares em cidades como Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, numa experiência única de imersão no património construído e habitualmente inacessível. Para além das visitas, o OHP é enriquecido pelos programas Caleidoscópio e Plus, iniciativas que propõem atividades abertas e acessíveis a todos os públicos, promovendo a interação e o debate em torno da arquitetura e da cidade.
A Infraestruturas de Portugal associa-se ao evento através da disponibilização da Ponte de São João para visitas e da divulgação da iniciativa na sua rede de Mupis.
Conheça todos os detalhes - Open House Porto
Ponte de S. João
Projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a Ponte São João foi construída para substituir a Ponte D. Maria Pia, tendo entrado ao serviço no dia 24 de junho de 1991.
A obra de arte, construída em betão armado e pré-esforçado, é composta por doze tramos contínuos, cujos três tramos centrais se localizam sobre o Rio Douro, três tramos sobre a margem direita e seis tramos sobre a margem esquerda, perfazendo um comprimento total de 969 metros.