Situação da EN378 – Atualização sobre ações em curso e intervenção estrutural prevista

Alertas / Avisos / Condicionamentos
Rodovia
  • EN378

A Infraestruturas de Portugal está no terreno a monitorizar a EN378 e a articular a garantia de condições de segurança de circulação. Foram já realizadas limpezas dos sistemas de drenagem, correções no pavimento e está em implementação um conjunto de ações imediatas. 

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a acompanhar de forma permanente a situação da EN378, cuja condição se agravou significativamente após a passagem da depressão Cláudia, no passado mês de novembro, e com o aumento da pluviosidade registada nos últimos dias. As equipas técnicas da IP encontram-se no terreno a monitorizar o estado da via e a implementar ações imediatas que visam garantir a segurança da circulação.

Na sequência da forte pluviosidade dos últimos dias, a partir de amanhã, 10 de dezembro de 2025, será implementado um conjunto de novas ações de reforço da segurança da EN378, em particular no troço mais afetado (entre o km 5,2 e o km 10,8), de entre as quais são de referir as seguintes:

  • Delimitação preventiva das bermas mais degradadas (km 5,2 a km 10,8) incluindo instalação de rede plástica e colocação de sinalização adicional de perigo, reforçando a informação aos utilizadores;
  • Aumento da vigilância através das Unidades Móveis de Inspeção e Apoio (UMIA) ao longo de toda a extensão do troço, com o objetivo de fornecer apoio de proximidade aos utilizadores em situações que exijam assistência em estrada;
  • Desobstrução da infraestrutura de drenagem junto ao km 7,7 com recurso a equipamento de alta pressão, devido à complexidade da zona e condicionamentos locais, seguida da reparação definitiva do pavimento com misturas betuminosas a quente;
  • Reforço da sinalização de perigo, com novos sinais e painéis informativos adicionais;
  • Monitorização diária pelas equipas de intervenção para limpeza da via e tapagem de covas que venham a ser detetadas.

Limpeza intensiva e lançamento da intervenção estrutural

Antes destas ações, e no seguimento dos impactos provocados pela depressão Cláudia, a IP realizou uma limpeza intensiva da estrada (km 5,2 a km 10,8) ao longo de quatro dias, mobilizando diversos equipamentos especializados. Foram igualmente efetuadas correções provisórias no pavimento, com aplicação de massas betuminosas a frio, incluindo na zona do km 7,7.

Paralelamente, a IP está a ultimar os procedimentos necessários para o lançamento da intervenção estrutural na EN378, já em preparação há algum tempo, contemplando a reformulação integral do sistema de drenagem e a beneficiação do pavimento. O lançamento do concurso está previsto para o início de 2026, com previsão de início das obras até ao final do primeiro semestre representando um investimento estimado de 20 milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal reafirma o seu compromisso com a segurança dos utilizadores da EN378 e com a concretização das intervenções necessárias, imediatas e estruturais, que assegurem as adequadas condições de circulação e segurança.