Avança a construção da nova Variante à EN222

Investimentos
Rodovia
  • estrada

Uma obra no âmbito da estratégia nacional para implementar um conjunto de investimentos considerados essenciais para melhorar as acessibilidades a áreas de acolhimento empresarial e ao aumento da capacidade da rede rodoviária.

Foi aberto o Concurso Público para a construção da nova Variante à EN222, entre o Nó de Canedo da A32 e a zona industrial de Serrinha, decorrente da melhoria das acessibilidades à área empresarial de Lavagueiras, em Castelo de Paiva.

Esta é uma empreitada com um investimento associado de 78,5 milhões de euros, com origem na RCM n.º 69/25, de 20 de março, que define uma estratégia nacional para implementar um conjunto de investimentos considerados essenciais para melhorar as acessibilidades a áreas de acolhimento empresarial e ao aumento da capacidade da rede rodoviária.

Com esta intervenção pretende-se solucionar os problemas de fluidez de tráfego e contribuir para aproximar as zonas empresariais aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias. Os benefícios decorrentes deste investimento vão, assim, dar um importante contributo para a melhoria da qualidade de vida e segurança das populações locais, bem como para a competitividade das atividades económicas locais e envolventes. 

Este é o compromisso da Infraestruturas de Portugal (IP) para uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, alinhada com a nossa missão e com os objetivos estratégicos do país em matéria de transportes. Esta Variante tem como objetivo, face ao aumento do volume de tráfego na EN222, funcionar como uma via alternativa entre o Nó de Canedo da A32 e a zona industrial de Serrinha, no prolongamento da Variante existente e que atravessa o concelho de Castelo de Paiva.

A Variante terá uma extensão máxima de cerca de 10 quilómetros, com uma via em cada sentido e via de lentos em cerca de metade da extensão do troço. As ligações à rede viária atual serão garantidas através da construção de dois entroncamentos e seis rotundas e serão também construídas duas passagens superiores, para assegurar o funcionamento da rede viária, bem como três viadutos (Vale da Cova, Labrecos e Serrinha) e duas pontes (Rio Inha e Ribeiro do Portal).

A nova Variante insere-se nos distritos de Aveiro e Porto, e atravessa os seguintes concelhos e freguesias: nos concelhos de Santa Maria da Feira e Castelo de Paiva (distrito de Aveiro), as Uniões de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior e de Raiva, Pedorido e Paraíso, respetivamente. No concelho de Gondomar (distrito do Porto), a freguesia de Lomba.