Delegação da Comissão de Infraestruturas do Parlamento de Timor-Leste na Infraestruturas de Portugal

Assistência Técnica Internacional
Corporativo
Rodovia
  • Imagem - Delegação Comissão de Infraestruturas Parlamento Timor-Leste
  • Imagem - Delegação da Comissão de Infraestruturas do Parlamento de Timor-Leste na Infraestruturas de Portugal
  • Imagem - Delegação da Comissão de Infraestruturas do Parlamento de Timor-Leste

Reforço do compromisso do Grupo IP com os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A Infraestruturas de Portugal (IP) recebeu uma delegação da Comissão de Infraestruturas do Parlamento Nacional de Timor-Leste, no âmbito da visita técnica para preparação do Programa de Assistência Técnica.

Este Programa está a ser desenvolvido pelo Grupo IP/IP Engenharia (IPE), para o Ministério das Obras Públicas e Ministério do Planeamento e Investimento Estratégico de Timor-Leste, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Este encontro teve como principal objetivo analisar os eixos estratégicos e operacionais da proposta de cooperação técnica, para reforço das capacidades de planeamento, gestão e manutenção da rede rodoviária de Timor-Leste, no seguimento dos compromissos de cooperação assumidos entre os Governos de Portugal e de Timor-Leste em outubro de 2024.

A delegação foi recebida na sede da IP no Pragal, onde foram partilhadas experiências e ferramentas utilizadas na gestão da rede rodoviária portuguesa, com destaque para os sistemas de informação geográfica aplicados à monitorização e planeamento de ativos.

A delegação timorense foi liderada por Marcos Xavier, Presidente da Comissão de Infraestruturas, e integrou vários deputados timorenses da Comissão de Infraestruturas. Durante a sessão, foram discutidas as prioridades técnicas para a implementação do programa, bem como os próximos passos para a formalização do plano de atividades.

Esta visita insere-se numa dinâmica mais ampla de cooperação técnica entre a IP e os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, reforçando o papel da Empresa como entidade de referência no apoio ao desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis e resilientes, através da partilha de conhecimento técnico e boas práticas.