Presidente da IP na celebração dos 20 Anos dos Coordenadores dos Corredores da RTE-T

Corporativo
Internacional
  • Imagem 1 - Celebração dos 20 Anos dos Coordenadores dos Corredores da RTE-T
  • Imagem 2 - Celebração dos 20 Anos dos Coordenadores dos Corredores da RTE-T
  • Imagem 3 - Celebração dos 20 Anos dos Coordenadores dos Corredores da RTE-T

Neste evento, que decorreu em Bruxelas, Miguel Cruz teve a oportunidade de dialogar com líderes europeus sobre o futuro da RTE-T, reforçando o compromisso da IP na construção de uma rede de transportes mais integrada e sustentável.

Miguel Cruz, Presidente da IP, participou no evento “20 Years of European TEN-T Coordinators”, organizado, no passado dia 25 de junho, em Bruxelas, pela Direção-Geral de Mobilidade e Transportes (DG-MOVE) da Comissão Europeia.

A iniciativa teve como propósito celebrar os 20 anos da criação da figura de coordenadores dos corredores que integram a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). Aproveitando a efeméride, a DG-MOVE pretendeu destacar as principais realizações e marcos no desenvolvimento da RTE-T e inspirar uma colaboração e inovação contínuas na construção de uma rede europeia de transportes mais conectada, sustentável e resiliente.   

Tendo como anfitriã Magda Kopczyńska, Diretora-Geral da DG-MOVE, o evento contou com uma intervenção inicial do Comissário Europeu para os Transportes Sustentáveis e o Turismo, Apostolos Tzitzikostas, que se dirigiu a uma vasta plateia composta por decisores políticos, profissionais do setor dos transportes e líderes do respetivo tecido industrial. 

O Ministro dos Transportes e Mobilidade de Espanha (Óscar Puente Santiago) e o Secretário de Estado das Infraestruturas da Polónia (Arkadiusz Marchewka) integraram um primeiro painel de discussão que se debruçou sobre as oportunidades e desafios da implementação da política de transportes da União Europeia e os impactos do financiamento comunitário em infraestruturas de transportes em ambos os países.

Diversos Coordenadores Europeus dos referidos corredores, juntamente com a Vice-Presidente do Comité de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, fizeram parte de um segundo painel, dedicado a estas duas décadas de governação da RTE-T, aflorando o que se conseguiu alcançar e o que ainda é necessário fazer para que se consiga concretizar uma efetiva rede pan-europeia de transportes.

Perante uma vasta audiência atenta, os intervenientes discutiram múltiplos aspetos sobre o caminho que vem sendo trilhado com vista à implementação de uma RTE-T que contribua, não apenas para a mobilidade no espaço comunitário e nas ligações aos países vizinhos, mas também para o próprio processo de construção de uma Europa mais coesa e integrada. 

Na ocasião, o Presidente da IP teve oportunidade de trocar impressões com o Prof. Carlo Secchi, que agora cessou funções como Coordenador do Corredor Atlântico, bem como com François Bausch, que lhe sucede nesse trabalho de coordenação deste corredor ferroviário europeu, que liga Portugal, Espanha, França e Alemanha.  

Para além de Miguel Cruz, a IP fez-se representar por Gonçalo Oliveira e Rogério Antunes, da área da Representação Internacional, Henrique Teles, Gestor de Planeamento da Capacidade, e Rita Veiga, do Departamento do Negócio Ferroviário e Diretora-Adjunta do Agrupamento Europeu de Interesse Económico “Atlantic Corridor”.