Ligação entre Trofa e Santana reforçada com nova ponte e Variante à EN14

Aberturas ao tráfego
Investimentos
Rodovia
  • Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP, a apresentar a obra de ligação entre Trofa e Santana e do reforço com nova ponte e Variante à EN14
  • Fotografia da Variante à EN14 - Interface Rodoferroviária / Santana
  • Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz
  • Fotografia da Variante à EN14 - Interface Rodoferroviária / Santana
  • Imagem do descerramento de placa que simboliza a entrada ao serviço da ligação entre Trofa e Santana e do reforço com nova ponte e Variante à EN14
  • Imagem do descerramento de placa que simboliza a entrada ao serviço da ligação entre Trofa e Santana e do reforço com nova ponte e Variante à EN14
  • Fotografia da nova Ponte sobre o rio Ave
  • Fotografia de parte da equipa responsável pela obra de  ligação entre Trofa e Santana e do reforço com nova ponte e Variante à EN14

Com 2,4 quilómetros de extensão e uma nova ponte sobre o rio Ave, a Variante à EN14, entre a Interface Rodoferroviária da Trofa e Santana, foi hoje integralmente aberta ao tráfego, representando mais um marco no conjunto de investimentos da IP no âmbito do PRR.

Foi hoje aberto ao tráfego o último lanço da nova Variante à EN14, entre a Interface Rodoferroviária da Trofa e Santana, entrando também em serviço a nova Ponte sobre o rio Ave.

O momento foi assinalado com uma iniciativa que decorreu ao início da tarde na nova Ponte sobre o rio Ave e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e da Trofa, Mário Passos e António Azevedo respetivamente, e do Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes.

Com a abertura ao tráfego deste troço, com uma extensão de 2,4 quilómetros, fica assim concluída a nova Variante à EN14, que irá eliminar os atuais constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação ferroviária, e diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes. 

A intervenção incluiu a construção de quatro rotundas, que vão contribuir para a melhoria das acessibilidades e de um conjunto de restabelecimentos desnivelados que vão assegurar a ligação à rede viária local.

A nova ponte, com 163 metros de extensão, localiza-se na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, a cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14.

Este investimento, de cerca de 12,5 milhões de euros, é desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia. 

Esta é a nona obra a cargo da IP, promovida no âmbito do PRR, que foi já concluída e se encontra ao serviço da mobilidade das populações e do transporte de mercadorias, promovendo a coesão territorial, a competitividade das empresas e o desenvolvimento das regiões.

 Vídeo de apresentação da obra

 

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Notícia relacionada 14/07/2024

 


Sobre a EN14


O empreendimento da EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, através da EN14 e da nova Variante à EN14. 

Numa primeira fase foi executada uma empreitada de requalificação da EN14., que teve um investimento associado de 3,2 milhões de euros, numa extensão de 4 km e que está em funcionamento desde julho de 2019, a qual teve as seguintes intervenções:

  • EN14 – Beneficiação do troço entre Santana e Vitória
  • EN14 – Beneficiação e duplicação do troço entre Vitória e a ligação à Variante de Famalicão
  • Rotunda de Santana

No que se refere à variante à EN14, é dividida por quatro troços e empreitadas independentes:

As intervenções no corredor da EN14 entre Maia e Vila Nova de Famalicão visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual Estrada Nacional.

As especificidades intrínsecas das zonas atravessadas, que implicam necessariamente soluções adequadas, assim como os diferentes estágios de desenvolvimento dos projetos de execução, levaram à subdivisão das intervenções em três lanços principais: “Maia / Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa / Vila Nova de Famalicão”.

O investimento neste corredor é prioritário e não se limita a solucionar os problemas de fluidez do tráfego, visando também contribuir para:

  • Aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28);
  • Potenciar a Zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões;
  • Melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

 


Forte execução coloca IP como referência nacional na concretização do PRR


Todos os projetos rodoviários a cargo da empresa estão em execução no terreno ou foram já concluídos

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.

A IP está a implementar uma forte execução dos projetos cuja responsabilidade lhe está confiada, posicionando-se como referência na concretização do PRR português, ao atingir 290 milhões de euros de verbas recebidas da União Europeia para a implementação deste ambicioso Plano.

O PRR apresenta várias características que o distinguem de outros instrumentos da UE, destacando-se que é a primeira vez que o modelo de "financiamento não associado aos custos" é aplicado em grande escala, com os pagamentos a dependerem do cumprimento satisfatório dos marcos e metas previamente acordados em vez de se basearem apenas no reembolso dos custos.

Para garantir esta forte execução financeira, a IP superou todos os Marcos (objetivos concretos e verificáveis, ligados a indicadores) definidos nos quatro contratos de financiamento que assinou no âmbito da Componente 7 – Infraestruturas e Componente 15 – Mobilidade Sustentável.

Das 25 obras contratadas pela IP no âmbito da Componente 7 do PRR, nove obras encontram-se já concluídas e todas as restantes estão em plena execução no terreno.

Na Componente 15 (ferroviária), a empreitada de conceção\construção inserida na Digitalização do Transporte Ferroviário está, também, em execução.

Importa, recordar que os investimentos da IP contribuem para assegurar um território mais competitivo e mais coeso, com um grande investimento nas acessibilidades a Áreas de Acolhimento Empresarial, reforço da ligação transfronteiriça, bem como, conclusão de ligações em falta. Os nossos projetos têm uma abrangência territorial muito ampla, sem descurar o interior do País.

 

PRR - financiamento comunitário