Inovação Aberta, Sistemas de Inovação e Ecossistemas de Negócio - as três etapas do Programa NextLap Tech Hub.
A terceira edição do programa NextLap, promovido pela Valorpneu em parceria com a consultora Beta-i, atingiu o seu ponto alto no passado dia 21 de maio, com um encontro no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa. O evento reuniu inovadores, parceiros e líderes comprometidos com a transição para uma economia mais circular.
Em 2025, o programa evolui com o lançamento do NextLap Tech Hub, uma nova abordagem composta por três etapas interligadas: Inovação Aberta, Sistemas de Inovação e Ecossistemas de Negócio. Esta estrutura foi desenhada para oferecer apoio completo aos projetos participantes, desde a ideação até à implementação prática no mercado.
Com a Infraestruturas de Portugal (IP) como parceira estratégica, o programa reforça o seu compromisso em fechar o ciclo de vida dos pneus usados (ELT – End-of-Life Tyres), transformando-os em recursos valiosos para diversas indústrias. Nos últimos três anos, o NextLap reuniu mais de 30 startups e diversos parceiros corporativos, promovendo soluções inovadoras com impacto ambiental positivo.
Circularidade em prática: IP partilha visão estratégica
Durante o evento, Patrícia Figueira e Marisa Lamego, da Direção de Sustentabilidade e Inovação da IP, participaram no painel "Parceiros Estratégicos | Perspetivas Infraestruturas de Portugal e Bondalti", onde destacaram a forma como a inovação e a economia circular estão integradas na estratégia da organização.
“A IP está aberta à colaboração com start-ups e instituições académicas, acompanhando atualmente projetos-piloto em curso nas suas infraestruturas. Podemos ver a IP como um verdadeiro Laboratório Vivo para a Inovação”, afirmou Patrícia Figueira.