Um passo significativo na cooperação técnica entre Portugal e França no setor ferroviário, com foco na sinalização, segurança e comunicações em linhas de alta velocidade.
No âmbito das relações institucionais entre Portugal e França, e como reflexo do espírito de colaboração fomentado pela recente visita oficial do Presidente da República Francesa a Portugal, a Infraestruturas de Portugal (IP) celebrou uma Carta de Intenções com a Compagnie des Signaux – CSEE e com a SYSTRA, duas das mais experientes empresas francesas na área da sinalização ferroviária.
A assinatura da parceria teve lugar durante a Portugal Railway Summit 2025, no Entroncamento, e contou com a presença de Miguel Cruz, Presidente da Infraestruturas de Portugal, Marc Zuber, Diretor da CSEE, e Joan Serrano, Diretor da SYSTRA Portugal. Este momento representa um passo significativo na cooperação técnica entre Portugal e França no setor ferroviário, com foco na sinalização, segurança e comunicações em linhas de alta velocidade.
A iniciativa prevê um programa de cooperação não vinculativo, assente no intercâmbio de experiências entre peritos, visitas técnicas a centros de operação e manutenção de linhas de alta velocidade, bem como demonstrações de soluções tecnológicas. A IP poderá também associar a este programa outras entidades nacionais do setor.
A celebração deste protocolo vem reforçar o compromisso da IP com a inovação e com a partilha de conhecimento tendo em vista o desenvolvimento das infraestruturas ferroviárias nacionais, promovendo simultaneamente o alinhamento com as melhores práticas europeias.