Em parceria com a CP, pretendeu-se informar as autarquias servidas pelo transporte ferroviário sobre o corte integral da circulação entre a Pampilhosa e a Guarda, a partir de 19 de abril, e os transportes alternativos a utilizar.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal promoveram ao longo das últimas semanas um conjunto de reuniões com as autarquias da região centro norte, servidas pelo transporte ferroviário na Linha da Beira Alta.
Nas reuniões foi detalhado o processo de corte integral da circulação no troço entre Pampilhosa e Guarda, da Linha da Beira Alta, a implementar a partir do dia 19 de abril, tendo os autarcas dos 15 municípios presentes tido a oportunidade de esclarecer várias questões.
Foram também apresentadas as alternativas de transporte de passageiros criadas pela CP, que vão garantir às populações destes municípios a manutenção de um serviço de qualidade, e atualizada a informação relativa ao desenvolvimento das empreitadas de modernização da infraestrutura ferroviária que estão em execução.
Nos encontros, que decorreram em formato presencial e online, participaram representantes das edilidades de Coimbra, Mealhada, Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel, Guarda, Sabugal, Belmonte e Almeida.
Tal como já tinha sido noticiado no passado dia 4 de março, a circulação no troço Pampilhosa - Guarda da Linha da Beira Alta será interrompida a partir do dia 19 de abril de 2022 (inclusive).
O encerramento integral torna-se imprescindível face às características técnicas específicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço que, pela sua elevada complexidade, seriam impraticáveis de executar mantendo a circulação ferroviária mesmo que de forma condicionada.
Maior mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental
A modernização integral da Linha da Beira Alta, integrada no Corredor Internacional Norte, reveste-se de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, disponibilizando às empresas e aos passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais, bem como na ligação a Espanha e restante Europa, com:
- A melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas Estações e Apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas;
- A redução de tempos de percurso;
- O reforço da segurança;
- Uma infraestrutura ferroviária dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações;
- A requalificação e Supressão de todas as Passagens de Nível;
- O aumento da capacidade (aumento em cerca de 20% do número de comboios a circular por ano e para mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano);
- Ambientalmente mais sustentável (uma redução de emissões de mais de 120 mil tonCO2eq até 2046).
