Um investimento que servirá o troço entre Faro e Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve, capacitando a infraestrutura ferroviária de melhores níveis de operação e segurança.
Foi publicado em Diário da República o concurso público para a conceção e construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão, que servirá o troço entre Faro e Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve.
A eletrificação da Linha do Algarve visa dotar com tração elétrica - no sistema 25 kV - 50 Hz - os troços Tunes-Lagos e Faro-Vila Real de Santo António, capacitando esta infraestrutura ferroviária de melhores níveis de operação, fiabilidade e segurança.
A concretização deste investimento permitirá disponibilizar aos passageiros uma alternativa de transporte público ambientalmente sustentável, mais rápida e com maior comodidade, ao serviço das populações e turistas na região do Algarve.
Com um montante de 8,5 milhões de euros, a empreitada é promovida no âmbito do programa de modernização e requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, cofinanciado pela União Europeia, através da candidatura aprovada pelo COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço Faro / Vila Real de Santo António”, com um financiamento comunitário de cerca de 85%.
