Concluída a reabilitação de Passagem Hidráulica

Corporativo
Investimentos

Foi concluída a empreitada de reabilitação e reforço da Passagem Hidráulica (PH) situada ao quilómetro 34,035 da EN265, no Concelho de Serpa, Distrito de Beja. Com um investimento de cerca de 188 mil euros, os trabalhos procuraram garantir a integridade da infraestrutura, com ganhos de segurança para os seus utentes. 

A PH é constituída por uma estrutura de dois arcos em pedra argamassada com cerca de 1,35m a 1,50m de vão livre cada um, que assentam sobre os encontros e um pilar central do mesmo material, possuindo ainda muros de ala a montante e jusante.

Na sequência de uma inspeção principal realizada à obra de arte, as principais irregularidades detetadas foram fendas nos muros, nos encontros, no pilar e nos arcos, com destaques de reboco nos muros e na soleira, denotando estas anomalias a insuficiência dos arcos em resistir à compressão. Entendeu-se, assim, que a curto prazo poderia estar em causa a integridade da estrutura e a segurança dos seus utentes.

A reabilitação e reforço da PH foi efetuada com o “encamisamento” da estrutura existente - arco, encontros, muros tímpano, muros de ala e soleiras -, contemplando ainda o alteamento dos muros tímpano e muros de ala de forma a encamisar o seu topo.

Foi executada também a implementação de guardas de segurança, incluindo dispositivos de proteção a motociclistas.

Os trabalhos não condicionaram de forma significativa a normal circulação automóvel no local, uma vez que os mesmos se desenvolveram na zona interior da Passagem Hidráulica.

No entanto, dado que o acesso à obra foi realizado pelos taludes, os quais possuem uma altura de cerca de 5 metros, foi permitido ao adjudicatário a ocupação temporária de uma via de tráfego, permitindo a instalação dos equipamentos necessários à execução dos trabalhos. 

Durante a empreitada foi garantida a circulação automóvel de forma alternada na faixa adjacente com o gabarit útil horizontal mínimo de 3.0 m. O tráfego foi processado de forma alternada mediante o controlo por sistema semafórico, garantindo-se assim a circulação alternada na zona da intervenção.