Empreitada de Eletrificação do troço Tunes/Lagos

Investimentos

Foi hoje publicado em Diário da República o Concurso Público para a empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos. Com um investimento estimado em 23 milhões de euros, cofinanciando pelo Compete2020 no âmbito do Programa Ferrovia 2020, pretende-se eletrificar, com o sistema 25 kV/50Hz, um troço com 45 quilómetros, melhorando assim as condições de segurança e de conforto dos utentes da Linha do Algarve.

Está prevista a execução, entre outros, dos seguintes trabalhos:

  • Intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama existentes para instalação de catenária;
  • Pintura da Ponte de Vale da Lama;
  • Construção de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações;
  • Intervenção de reforço das condições de estabilidade em taludes;
  • Reabilitação ou execução de novo sistema de drenagem longitudinal e transversal à via;
  • Requalificação da Passagem de Nível ao quilómetro 313,914 (nas imediações do Apeadeiro de Poço Barreto - Silves) para atravessamento unicamente de Peões. Como alternativa mais segura para a circulação automóvel e ferroviária, será construída uma Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 314,254; 
  • Supressão da Passagem de Nível localizada ao quilómetro 324,964 (nas imediações da Estação de Estômbar-Lagoa). Como alternativa mais segura para a circulação automóvel e ferroviária, será construída uma Passagem Superior Rodoviária no mesmo local;
  • Requalificação da Passagem de Nível ao quilómetro 330,572 (junto à Estação de Portimão) para atravessamento unicamente de Peões. Como alternativa mais segura para a circulação automóvel e ferroviária, será construída uma Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 330,009.

A empreitada agora em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no final de 2023.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve, que está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, está integrado no Programa de investimentos Ferrovia 2020 - “Corredores complementares” -, programa que tem como objetivo a eletrificação dos seguintes troços da nossa rede ferroviária:

  • Linha do Douro: Troço Caíde / Régua;
  • Linha do Oeste: Troço Meleças / Caldas da Rainha;
  • Linha do Algarve: Troços Tunes / Lagos e Faro / Vila Real de Santo António.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve será executado em duas empreitadas. A primeira, corresponde à eletrificação do troço entre Faro | Vila Real de Santo António, foi divulgada no passado dia 30 de outubro 2020. A segunda, hoje lançada, corresponde à eletrificação do troço entre Tunes / Lagos.

 

A eletrificação da Linha do Algarve terá um investimento global de 65 milhões de euros, sendo comparticipado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2020/Compete2020, o qual pretende o desenvolvimento de:

  • Estudos e Projetos;
  • Execução de duas empreitadas de eletrificação;
  • Construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão;
  • Ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes;
  • Execução de uma empreitada no Troço Faro | Vila Real de Santo António;
  • Conceção-Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível;
  • Execução de uma empreitada no Troço Tunes | Lagos;
  • Empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve entre Faro / Vila Real de Santo António e Tunes | Lagos tem como principais objetivos:

  • Assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e melhoria de qualidade do material circulante;
  • Melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve;
  • Potenciar o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis.

A presente ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço Faro / Vila Real de Santo António”, com um financiamento comunitário de cerca de 85%.