Jorge Delgado visita obras na Linha do Minho

Investimentos

Tratou-se uma visita a vários troços da obra na qual a equipa de gestão da empreitada da Infraestruturas de Portugal (IP) deu a conhecer no local, e com maiores detalhes técnicos, o desenvolvimento dos trabalhos.

Nesta visita, o Secretário de Estado das Infraestruturas, acompanhado pelo presidente da IP, António Laranjo, teve ocasião de conhecer a intervenção, em fase de conclusão, de alteamento plataformas e regulações finais de catenária na Estação de Viana do Castelo. Seguiu-se uma deslocação até à Ponte Internacional em Valença, na qual já foi instalada a Catenária, e à nova estação técnica de Carvalha e transfronteiriça, onde futuramente serão realizadas manobras de formação e desformação de comboios. Foram também realizadas visitas ao estaleiro situado em Lanhelas e à Passagem Inferior de Passageiros construída em Vila Praia de Âncora.

A empreitada de eletrificação e modernização do troço da Linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença, envolve um investimento de 18 milhões de euros comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020. Esta obra, em fase final de execução, complementa a intervenção realizada no troço Nine – Viana do Castelo, que entrou em serviço em junho do ano passado. 

A Modernização da Linha do Minho é desenvolvida no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia 2020 e a sua concretização garante uma importante melhoria da qualidade e dos níveis de serviço, segurança, eficiência e disponibilidade para os milhares de passageiros que diariamente utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações.

Imagem