Inserida no plano de manutenção de pontes ferroviárias da Infraestruturas de Portugal (IP), para o ano de 2020, esta empreitada na Ponte que liga o Porto a Vila Nova de Gaia pretende assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança na ponte. O investimento é de 843 mil euros
Na obra que decorrerá sem implicar constrangimentos à normal circulação de comboios, serão desenvolvidos, entre outros, os seguintes trabalhos:
- substituição dos aparelhos oleodinâmicos;
- reforço da secção das carlingas sobre os pilares de margem;
- reparação de betão delaminado;
- reparação das bainhas de proteção dos cabos de pré-esforço exterior.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada pela IP.
Ponte de São João
Projetada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a Ponte São João foi construída para substituir a Ponte D. Maria Pia, tendo entrado ao serviço no dia 24 de junho de 1991.
A obra de arte, construída em betão armado e pré-esforçado, é composta por doze tramos contínuos, em que os três tramos centrais se localizam sobre o Rio Douro, três tramos sobre a margem direita e seis tramos sobre a margem esquerda, perfazendo um comprimento total de 969 metros.
