De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da IP para o ano de 2020, e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte, foram adjudicados trabalhos de reparação no Túnel do Pragal.
A intervenção em curso tem por objetivo corrigir patologias comuns de fissuração em evolução no betão armado, particularmente evidentes nos últimos 350 metros do Túnel, cuja correção passa pela aplicação de injeções de resinas específicas, permitindo rejuvenescer estruturalmente a infraestrutura e otimizar o binómio qualidade/durabilidade.
A empreitada tem um investimento associado de 250 mil euros e duração de 180 dias, sendo a gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos assegurada pela IP.
O Túnel do Pragal situa-se ao km 5,984 da Linha do Sul, e é constituído por uma estrutura em betão armado, com duas vias betonadas, numa largura de 8,5 metros para uma altura máxima de 7 metros.
Construído pelo método de cut and cover (galerias a céu aberto), apresenta um comprimento de 903 metros, tendo sido executado em duas fases temporais: os primeiros 620 metros na década de 60, quando da construção da Ponte 25 de Abril, e os restantes 283 metros foram construídos no início dos anos 90, no contexto da instalação do tabuleiro ferroviário na Ponte.