Estação de Alcântara-Terra -Reformulação das Plataformas e Melhoria da Acessibilidade

Património

No dia 8 de junho inicia-se um conjunto de obras na Estação de Alcântara-Terra, na Linha de Cintura, para reformulação das plataformas e da acessibilidade à estação.

Esta intervenção irá permitir a melhoria das condições de circulação pedonal e de acessibilidade, nomeadamente para os utentes com mobilidade condicionada, assim como o aumento do conforto e da segurança.

Missing ficheiro.

 

O projeto prevê:

  • Rebaixamento e regularização da plataforma da Linha III para a cota de 1,10m acima do plano de rolamento dos carris, tirando assim partido da maior largura dessa plataforma para acesso ao comboio;
  • Melhoramento dos acesso às Linhas II e III, incluindo o atravessamento entre linhas e as rampas de ambos os lados do percurso;
  • Demolição de construções existentes e remoção das coberturas adjacentes à cobertura principal, que foi recentemente renovada;
  • Colocação de pavimentos táteis – faixa de segurança e faixa de cautela;
  • Nova iluminação;
  • Aplicação de mobiliário urbano – bancos e papeleiras/cinzeiros;
  • Instalação de nova sinalética de informação ao público.


Antes do início dos trabalhos, serão colocadas placas de informação sobre as alterações de circulação dos utilizadores da estação e sinalética para encaminhamento dos passageiros de e para a estação.

A empreitada foi adjudicada à empresa Santavares – Empreiteiros, Lda. pelo valor de 219.887,77 euros, com um prazo de execução previsto de 210 dias de calendário.

Informa-se ainda que estão implementados os Planos de Contingência para mitigação da situação epidemiológica provocada pela COVID-19, definidos pela Infraestruturas de Portugal e pela empresa que irá executar os trabalhos.

 

Missing ficheiro.

 

A Estação de Alcântara-Terra, na Linha de Cintura, movimenta mais de um milhão de passageiros por ano.