A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou no dia 6 de março de 2020 o concurso para a Empreitada do Troço Celorico da Beira - Guarda. Com um prazo de execução de 760 dias e um investimento de 90,4 milhões de euros, esta obra insere-se no projeto de modernização da Linha da Beira Alta, no âmbito do Ferrovia 2020.
A empreitada consiste na modernização de cerca de 46 km de via-férrea sobre o canal atual da Linha da Beira Alta - com algumas correções pontuais de traçado -, englobando trabalhos de:
- via-férrea;
- terraplenagem;
- drenagem;
- obras de arte especiais – pontes e viadutos;
- obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;
- restabelecimentos e caminhos paralelos;
- estruturas de contenção;
- estações e apeadeiros;
- instalações fixas de tração elétrica;
- infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;
- RCT+TP;
- serviços afetados;
- medidas de minimização.
Está também prevista a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do layout das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, de forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a otimização das condições de exploração. Na mesma empreitada serão também remodeladas estações, apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades.
Prevê-se ainda a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e a de Baraçal, aos km 168,135 e 173,173, respetivamente, com a construção de desnivelamentos e restabelecimentos.
Esta obra assegura um conjunto de intervenções de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, procurando viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
A “Empreitada do Troço Celorico da Beira – Guarda integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
A presente publicação é da exclusiva responsabilidade do autor. A União Europeia não se responsabiliza pela eventual utilização das informações nela contidas
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Está também prevista a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do layout das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, de forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a otimização das condições de exploração. Na mesma empreitada serão também remodeladas estações, apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades.
Prevê-se ainda a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e a de Baraçal, aos km 168,135 e 173,173, respetivamente, com a construção de desnivelamentos e restabelecimentos.
Esta obra assegura um conjunto de intervenções de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, procurando viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
A “Empreitada do Troço Celorico da Beira – Guarda integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso)", foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa), com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
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