No dia 18 de fevereiro de 2020 foi concluída a empreitada de estabilização do Talude de Escavação, ao quilómetro 0,5 da EN9-2, no concelho de Mafra. Com um investimento de 46 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, a obra incidiu na contenção de um escorregamento no talude que originou um deslizamento de terras para a estrada.
Os principais fatores que terão contribuído para o problema prenderam-se com a saturação dos terrenos, decorrente de um período prolongado de pluviosidade e inexistência de sistemas de drenagem superficial adequados para a recolha e encaminhamento das águas para fora do talude. Acresce a presença de bueiros na base do muro do logradouro localizado no topo do talude e de tubos de PVC provenientes dos terrenos privados que drenam diretamente para o talude de escavação.
Tendo sido identificados mecanismos de instabilidade e de risco geológico e geotécnicos neste talude, em particular no que respeita à proximidade da habitação confinante ao topo do talude, foram efetuados os seguintes trabalhos:
- Desmatação e regularização do talude;
- Reperfilamento;
- Preenchimento de vazios sob o logradouro;
- Sistema de drenagem;
- Final dos trabalhos: betão projetado pregado com fibras de aço, limpeza e reabilitação dos elementos de drenagem longitudinal existentes junto à base do talude, com remoção dos detritos acumulados resultantes do escorregamento e preenchimento de fissuras (de largura superior a 0.5 mm) com argamassa.
No decorrer da obra foi necessário implementar a circulação alternada na via, através de um esquema de sinalização temporária de circulação com recurso a semáforos luminosos.