A participação da IP Engenharia no EurAfrican Fórum 2025 enquadra-se na atividade de cooperação técnica do Grupo Infraestruturas de Portugal, em apoio à política de cooperação do Governo português.
O Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP) promoveu a 8ª edição do EurAfrican Fórum. A presente edição, que decorreu em Cascais, contou com a presença de cerca de mil participantes, de 20 países diferentes, com abertura a cargo do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o encerramento com os Presidentes da República de Portugal e Angola, Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço, respetivamente. Este encontro internacional reuniu decisores políticos, líderes empresariais, académicos e representantes da sociedade civil, com o objetivo de consolidar uma plataforma estratégica de diálogo e cooperação entre a Europa e África.
No primeiro dia do evento, o Fórum integrou um painel dedicado ao tema “Resiliência de Infraestruturas: Preparação para Desafios Climáticos e Geopolíticos”. A sessão iniciou-se com uma intervenção do Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, seguindo-se uma mesa-redonda com a participação do Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, da CEO da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), Nardos Bekele-Thomas, responsável pela coordenação e implementação dos projetos estruturantes da Agenda 2063 em África, e de três representantes de empresas portuguesas com atuação internacional.
Na sua intervenção, o Presidente da IP destacou a importância de uma abordagem integrada de gestão de riscos e os contributos dos estudos técnicos desenvolvidos no âmbito do PRIAC - Plano de Resiliência das Infraestruturas Críticas - na adaptação da rede nacional de transportes aos fenómenos climáticos extremos. Enfatizou, ainda, o papel da inovação na modernização de procedimentos e processos, em sintonia com os compromissos de sustentabilidade e com os critérios ESG (Environmental, Social and Governance).
A participação da IP Engenharia no EurAfrican Fórum 2025 enquadra-se na atividade de cooperação técnica do Grupo Infraestruturas de Portugal, em apoio à política de cooperação do Governo português.
Através da IP Engenharia, este compromisso concretiza-se em parcerias com entidades congéneres da IP, com o objetivo de reforçar a capacidade institucional nos setores ferroviário e rodoviário dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação de utilidade pública criada em 2012, sob o Alto Patrocínio do Presidente da República, que reúne personalidades portuguesas e luso-descendentes com posições de destaque a nível global. Tem como missão valorizar a identidade nacional e mobilizar a diáspora para promover a imagem externa de Portugal, contribuindo para o desenvolvimento económico, científico, cultural e para o reforço da sua influência internacional.