Instalada nova barreira de proteção contra queda de blocos na Linha do Douro

Ferrovia
Segurança
  •  Linha do Douro
  •  Linha do Douro
  •  Linha do Douro
  •  Linha do Douro

A nova barreira foi instalada numa zona de maior risco de desprendimento de blocos, situada entre as estações da Régua e do Pinhão.

Foi concluída a instalação de uma barreira dinâmica de proteção contra a queda de blocos no talude localizado ao quilómetro 114,650 da Linha do Douro, no concelho de Sabrosa, entre as estações da Régua e do Pinhão. A nova estrutura foi colocada numa zona onde se identificou um risco acrescido de desprendimento de blocos, especialmente em períodos de intensa pluviosidade, permitindo assim minimizar os impactos de eventuais deslizamentos nas condições de circulação ferroviária.

A execução dos trabalhos, realizada num troço de difícil acesso, implicou uma elevada complexidade logística, tendo sido utilizado um helicóptero para o transporte dos materiais. Esta solução permitiu superar as limitações de acessibilidade, agilizar os processos e reduzir o tempo de conclusão.

Com um investimento de 193 mil euros, esta intervenção reforça as condições de fiabilidade e segurança ferroviária ao serviço dos milhares de passageiros que diariamente utilizam a Linha do Douro nas suas deslocações. Conclui-se, assim, mais uma empreitada integrada na estratégia contínua da Infraestruturas de Portugal de acompanhamento e monitorização das condições de estabilidade dos taludes existentes na Rede Ferroviária Nacional.

Ao longo dos últimos anos, a empresa tem promovido diversas ações de estabilização e reforço geotécnico, priorizando as zonas onde é identificado maior risco de deslizamento, com o objetivo de aumentar os níveis de qualidade, fiabilidade e segurança das infraestruturas ferroviárias nacionais.