Início das obras no troço Pampilhosa – Santa Comba Dão

Investimentos

Foi hoje consignada a empreitada de modernização do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, Linha da Beira Alta. Com um investimento 74,7 milhões de euros e um prazo de execução de 810 dias, a obra que agora se inicia contribuirá para o aumento da capacidade do transporte de mercadorias

Presentes na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) e Carlos Nunes, Diretor Geral da Fergrupo, tendo o responsável da IP salientado que “este é um projeto extraordinariamente importante e estruturante para Portugal e para a Região da Beira Alta.”

A intervenção entre Pampilhosa e Santa Comba Dão para além de assegurar a modernização da linha, irá ligar a um troço de nova linha - a Concordância da Mealhada - que permitirá uma movimentação do serviço ferroviário, no sentido Norte-Sul, da Linha do Norte para a Linha da Beira-Alta, ganhando assim a rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão.

A obra prevê, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Intervenção em 34 km de via;
  • Substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1;
  • Alteração do layout da Estação de Mortágua para cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração;
  • Remodelação da Estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades;
  • Reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8);
  • Supressão de passagens de nível (Luso e Mortágua) e construção dos respetivos desnivelamentos;
  • Construção de ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a Norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 km;
  • Construção de Estação Técnica com linha de resguardo com 820 m entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte;
  • Construção de Viaduto ferroviário com cerca de 1,2 km;
  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações e implementação de RCT+TP.

 

 

Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046, aumentando em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.

A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. 

No âmbito do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso - através da Linha da Beira Alta - é definida como um projeto prioritário que pretende reforçar a ligação por caminho-de-ferro do Norte e Centro de Portugal com a Europa, viabilizando um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando assim o aumento da competitividade da economia nacional.

A “Empreitada do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta - Pampilhosa-Vilar Formoso -, aprovada ao abrigo do Programa CEF - Mecanismo Interligar a Europa -, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.