Infraestruturas de Portugal presente na 4ª edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário

Alta Velocidade
Eventos
Ferrovia
  •  Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal
  • Painel de Oradores na Conferência “150 Anos Estação de Ermesinde- Passado, Presente e Futuro.

A Infraestruturas de Portugal marcou presença na 4ª edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário, que decorreu de 9 a 11 de maio, em Ermesinde.

Este ano, o evento celebrou os 150 anos da Estação de Ermesinde, com o tema "Passado, Presente e Futuro", destacando a importância histórica e estratégica desta infraestrutura ferroviária.

A IP participou ativamente na conferência dedicada à ferrovia, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a modernização da rede ferroviária nacional.

Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, o EntreLinhas tem como objetivo homenagear a ferrovia e os ferroviários. A edição de 2025 apresentou um programa diversificado, com concertos, exposições, street food e uma mostra turística.

A Conferência de abertura da Festa do Ferroviário – EntreLinhas, dedicada aos 150 anos da Estação de Ermesinde, teve no seu programa dois painéis temáticos: o primeiro, dedicado ao Passado e Presente e o segundo painel, centrado no Futuro da ferrovia, contou a presença do Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, que apresentou os diversos projetos ferroviários em curso ou já concluídos na região norte, no âmbito da rede convencional, nomeadamente nas linhas de Leixões, Minho, Douro, Norte, Beira Alta e Beira Baixa. Foi igualmente apresentado o ponto de situação do projeto de alta velocidade.


História da Ferrovia Nacional em Ermesinde


Valongo, e em particular a cidade de Ermesinde, têm um vínculo histórico profundo com a ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da estação ferroviária, Ermesinde tornou-se um ponto de passagem essencial para milhares de passageiros e mercadorias que circulam diariamente nas linhas do Minho e do Douro. Reconhecendo a relevância da ferrovia e dos ferroviários no contexto local e nacional, o Município de Valongo assumiu este legado como uma das principais marcas identitárias do concelho.

Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo do evento é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal.

Programa da Conferência


Notícias relacionadas


Notícia relacionada (14/05/2024)
Notícia relacionada (16/08/2023)
Notícia relacionada (01/09/2022)

*Todas as fotografias foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Valongo.