Os estudos têm o objetivo de identificar e de avaliar as vulnerabilidades e os riscos induzidos pela potencial alteração futura dos padrões climáticos sobre as infraestruturas ferroviárias nas suas diversas componentes e serviços que disponibiliza (e.g. via férrea, passagens de nível, obras de arte, estações, sistemas de tração elétrica, sinalização, telecomunicações e controlo de velocidade), em projetos de modernização e de nova construção, propondo medidas de adaptação a integrar em fase de projeto.
A metodologia é a seguinte (fonte: "The Basics of Climate Change Adaptation, Vulnerability and Risk Assessment", JASPERS Guidance Note, June 2017):

A fase de preparação do estudo de avaliação das vulnerabilidades e riscos climáticos pretende identificar e reunir todos os recursos necessários à adequada e boa execução do mesmo, consistindo na recolha de elementos disponíveis e relevantes para a prossecução do trabalho.
A avaliação das vulnerabilidades climáticas, destina-se a enumerar os impactes potenciais sobre o projeto, considerando a infraestrutura e o respetivo serviço prestado, causados pela combinação da sua exposição ao clima (atual e no futuro, obtida através de diferentes projeções climáticas) e da sensibilidade particular da tipologia do projeto em causa a esse clima.
A avaliação do risco climático pretende quantificar a probabilidade de ocorrência de consequências ou perdas danosas sobre o projeto, que resultam da interação entre o clima, os perigos induzidos e as condições de vulnerabilidade. A avaliação de risco considera a probabilidade de ocorrência de um evento climático e a magnitude ou severidade das consequências dos impactos desse evento.
A identificação das medidas de adaptação necessárias para minimizar o risco climático e aumentar a resiliência do projeto às alterações climáticas, reavaliação do risco climático com a implementação dessas medidas, e programa de monitorização é o último passo desta metodologia.
A IP tem vindo a desenvolver estes estudos para algumas linhas/troços da Rede Ferroviária Nacional objeto de investimentos no âmbito do PETI 3+ e do Ferrovia 2020, encontrando-se já concluídos vários trabalhos.
Saber mais