Estação ferroviária do Rossio acolhe exposição que dá voz à preservação do lince-ibérico

Ambiente e Sustentabilidade
Cultura e Lazer
Estações
  • Imagem Exposição na Estação ferroviária do Rossio sobre a preservação do lince-ibérico

Mostra integra projeto LIFE LYNXCONNECT e reforça o compromisso da IP com a conservação da biodiversidade.

De 8 a 22 de julho de 2025, a Infraestruturas de Portugal (IP) acolhe, na Estação ferroviária do Rossio, em Lisboa, a exposição “O Lince na Península: Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o apoio técnico-científico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

Integrada no projeto ibérico LIFE LYNXCONNECT, a exposição alerta para a importância da preservação do lince-ibérico, espécie emblemática da Península e classificada como “Vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A sessão inaugural desta exposição teve lugar a 8 de julho, pelas 16h00, com a presença de Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração da IP, e António Bota, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

A exposição decorre num dos espaços ferroviários mais emblemáticos da capital, utilizado diariamente por milhares de utentes e turistas, reforçando a missão da IP na sensibilização pública para a conservação da natureza.

 


Ações de sensibilização e compromisso com o território


A exposição no Rossio junta-se a um conjunto de iniciativas da IP, com apoio do ICNF, para dar visibilidade à causa do lince-ibérico:

  • Em 2023, a campanha “Linces Notáveis” percorreu 22 estações ferroviárias, apresentando histórias reais de cinco linces reintroduzidos com sucesso no Vale do Guadiana.
  • Em abril de 2025, a ação “Marcas de Lince” deu a conhecer entidades públicas que adotaram o lince como símbolo da sua missão. Pequenas histórias de organizações que valorizam a associação da sua missão e atividades a características deste felino.
  • Todo o trabalho que tem sido feito no Vale do Guadiana em prol da conservação e recuperação do lince-ibérico faz hoje desta área de reintrodução uma das áreas com maior sucesso a nível ibérico, assistindo-se à expansão e dispersão dos linces, esperando-se o estabelecimento de novos núcleos em Portugal, num futuro próximo. Sendo o atropelamento uma das principais causas não naturais de mortalidade da espécie, a IP, enquanto gestora da rede rodoviária nacional, está hoje perante a necessidade de alargar a sua área geográfica de intervenção, de proceder a ajustamentos e de criar novas medidas de redução deste risco.

 


Medidas concretas no terreno


A IP tem vindo a aplicar diversas medidas de mitigação, nomeadamente:

  • Instalação de painéis de alerta, sinalização rodoviária, controladores de velocidade e vedações específicas;
  • Adaptação de passagens inferiores seguras;
  • Limpeza de vegetação nas bermas para melhorar a visibilidade;
  • Parceria com a Waze Portugal, com integração de um sistema de alertas em tempo real acionado por sensores nas coleiras dos linces, atualmente em funcionamento na EN122, EN267 e IC27.
  • Em julho de 2025, terá início a construção de novas vedações específicas nos pontos negros de atropelamento do IP8 (EN260), IC27 e EN122.
  • Está em curso o alargamento do âmbito da colaboração da IP com a Waze Portugal, com vista a que a aplicação publique alertas quando o condutor se aproxima de zonas com presença significativa de linces sem monitorização por GPS e, portanto, com potencial de atropelamento. A divulgação internacional deste projeto já suscitou o interesse de países como a França, na proteção do lince-euroasiático, e da Austrália, no caso dos koalas.

 


Projeto LIFE LYNXCONNECT


A IP é parceira do projeto LIFE LYNXCONNECT, que sucede ao LIFE IBERLINCE, e que reúne 22 entidades ibéricas com o objetivo de criar uma metapopulação funcional de lince-ibérico, reforçando a ligação genética entre os núcleos de Portugal e Espanha.

Desde 2015, a população reintroduzida no Vale do Guadiana passou de 107 para 291 em 2023, dos quais 53 são fêmeas reprodutoras e 100 crias. A expansão para zonas como Almodôvar, Castelo Branco, Ferreira do Alentejo e Algarve confirma o sucesso do plano.

Saber mais sobre o Projeto LIFE LYNXCONNECT

 


Visite a exposição


Até 22 de julho, a IP convida todos os cidadãos a visitarem a Estação ferroviária do Rossio e a conhecerem melhor o percurso de recuperação do lince-ibérico, símbolo da biodiversidade e da necessidade de compromisso coletivo com a sua proteção.

Ver cartaz