Foi lançado o concurso para a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, no âmbito do Programa Ferrovia 2020, com um preço base 85 milhões de euros e um prazo de execução de 36 meses.
A intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e da Europa.
A empreitada inclui os seguintes trabalhos:
- Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
- Prolongamento e renovação das Estações de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal;
- Renovação das restantes estações;
- 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);
- Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
- 69 Passagens Hidráulicas;
- Três Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);
- Encerramento de seis Passagens de Nível (PN) e construção de quatro Passagens Superior Rodoviárias com os respetivos restabelecimentos;
- Automatização de PN;
- Construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;
- Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;
- Implementação de RCT+TP;
- Adaptação das instalações fixas de tração elétricas;
- Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;
- Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR.
Linha de Vendas Novas
A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69,375 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde interseta a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, de Salvaterra de Magos, de Coruche, do Montijo, de Montemor-o-Novo e de Vendas Novas.
Atualmente é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos de transporte de bens entre Norte-Sul.
Com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte.
Integrada no Corredor Internacional Sul, a Linha de Vendas Novas é fundamental para a promoção de um transporte de mercadorias mais eficiente e para potenciar a competitividade da economia nacional.