Aberto concurso para a 2ª. fase da Variante à EN14

Investimentos

Foi hoje aberto o concurso para a 2ª. fase da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e o Interface Rodoferroviário da Trofa, com um preço base de 32 Milhões de euros.

Esta empreitada será realizada num troço com cerca de 10 km, que se apresentará com um perfil transversal tipo 1x1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, já construído, e terminando na Rotunda do Interface Rodoferroviário da Trofa.

As três ligações previstas à rede local são:

  • Com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
  • Com a atual EN14 na localidade de Lantemil;
  • Com a rotunda existente na EN14 que irá permitir a ligação da Variante ao Interface Rodoferroviário da Trofa e a sua continuidade para Norte.

Relativamente a Obras de Arte especiais será contruída a Ponte sobre o Rio Trofa (750 m), o Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 m), o Viaduto de Vilares (264 m), o Viaduto das Covas (180 m) e o Viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 m).

Serão também construídos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os Nós, e respetivas rotundas associadas, serão dotados de iluminação.

O investimento neste corredor é prioritário, tendo em conta a necessidade de solucionar os problemas de fluidez de tráfego, mas também para possibilitar a concretização de três grandes objetivos:

  • Aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28);
  • Potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões;
  • Melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

O empreendimento da EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, através da EN14 e da sua Variante. Numa primeira fase foi executada uma empreitada de requalificação que teve um investimento de 3,2 milhões de euros, numa extensão de quatro quilómetros, concluída desde julho de 2019. 

Esta obra contemplou os seguintes trabalhos:

EN14 – Beneficiação do troço entre Santana e Vitória

  • Extensão 2,5 quilómetros;
  • Reabilitação integral do pavimento;
  • Construção de novos passeios e reabilitação dos existentes;
  • Criação de gares para paragem de transportes coletivos de passageiros;
  • Reformulação e melhoria das condições de articulação com a rede viária municipal existente.

EN14 – Beneficiação do troço entre Vitória e a ligação à Variante de Famalicão

  • Extensão 1,5 quilómetros;
  • Alargamento da plataforma para 2x2 vias com separador central;
  • Construção de rotunda para articulação com a R. Rodrigues Sampaio e R. da Vitória;
  • Reabilitação integral do pavimento;
  • Construção de passeios;
  • Criação de vias coletoras para acesso ao estacionamento junto às zonas comerciais;
  • Implantação de abrigos nas paragens de transportes coletivos de passageiros;
  • Instalação de semáforos para controlo de velocidade e travessia de peões.

 


Rotunda de Santana


Com o objetivo de potenciar o efeito dinamizador das Unidades Industriais sediadas no território, em setembro deste ano, a Infraestruturas de Portugal e o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceram um aditamento ao acordo de gestão, tendo em vista a construção de uma nova rotunda na EN14, que assegurará a articulação desta via com a futura estrada de acesso à Área Empresarial Famalicão Sul – Lousado.

 

A variante da EN14 está dividida em quatro troços, um deles já concluído e aberto ao tráfego. Trata-se de uma ligação com de cerca de 1,3 km denominada Interface Rodoferroviário da Trofa.

Os restantes três troços estão divididos em empreitadas independentes:

1. A empreitada entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal encontra-se em execução e com conclusão prevista para breve. Numa extensão de 1,8 km pretende-se reforçar a mobilidade, as condições de circulação e a segurança rodoviária das populações, com a melhoria da acessibilidade para as empresas sediadas na zona.

Os trabalhos em curso são:

  • Criação de uma plataforma rodoviária constituída por uma via por sentido com 3,50 metros de largura, mais 1,50 metros de berma;
  • Construção de quatro rotundas de modo a assegurar a ligação com a rede viária local existente, onde se destaca a reformulação do Nó do Jumbo e a construção do Nó com a Via Diagonal;
  • Execução de restabelecimentos à rede viária local através da reposição de arruamentos;
  • Construção de duas Passagens Superiores.

2. O troço entre a Via Diagonal e o Interface Rodoferroviário da Trofa, cujo concurso foi hoje lançado.

3. O troço entre Santana e Trofa, com um investimento associado de oito milhões de euros para uma extensão de 2,4 km, tem por objetivo eliminar os constrangimentos no atravessamento do centro urbano da Trofa e da travessia do Rio Ave, através da construção de uma Nova Ponte na sua zona mais estreita, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à Estação de caminho-de-ferro, diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino ao tecido industrial e comercial existente implantado nas margens do rio e reabilitar as margens do Rio Ave.

Este projeto prevê ainda a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações. A nova ponte será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de um km a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14. O tabuleiro desta ponte terá uma extensão de 163 metros.

As intervenções no corredor da EN14 entre Maia e Vila Nova de Famalicão visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caraterizam a atual Estrada Nacional.