Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO
Ao longo dos 164 anos de caminhos-de-ferro em Portugal, as estações, e mais concretamente os edifícios de passageiros, têm desempenhado um papel de objetos mediadores entre o comboio e o espaço urbano, verdadeiros locais de acolhimento, de partidas e chegadas de passageiros. O edifício de passageiros tradicional conta com um corpo central de dois pisos, ladeado por outros dois corpos mais baixos, numa composição simétrica. Do ponto de vista da arquitetura, e salvo algumas exceções, as companhias ferroviárias preferiram modelos estandardizados que pressupunham uma economia de gastos considerável, adotando soluções que se repetiam quase sem variantes. A fachada, é sem dúvida, a imagem da estação no meio urbano e é por isso que muito frequentemente se chama ao edifício de passageiros o edifício da estação ou simplesmente estação. De arquitetura simples e de linhas depuradas, uma das características da arquitetura ferroviária, os edifícios de passageiros com azulejos de Jorge Colaço estão normalmente rebocados e pintados de branco, exceção ao edifício de Porto – São Bento, com molduras de vãos de janela e porta em pedra calcária ou granito, por vezes também guarnecidos com elementos azulejares recortados, inspirados nos estilos barroco e rococó, soluções, aliás, características do período barroco. OS PAINÉIS DE AZULEJOS
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