Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO

ÉVORA 1939/40 · Obras de remodelação do edifício da estação de Évora que incluíram assentamento de azulejos de Jorge Colaço. 1990-01-01 · Encerramento do serviço de passageiros entre Évora e Estremoz. 1990 · Início do serviço de Intercidades entre Barreiro/Beja e Évora. 1997-04-29 · Criação da REFER por separação da CP - Caminhos de Ferro Portugueses. Tem por objeto principal a prestação do serviço público de gestão da infraestrutura integrante da rede ferroviária nacional e a construção, instalação e renovação das infraestruturas ferroviárias. 1999 · Criação da FERTAGUS, empresa do serviço ferroviário de transporte suburbano de passageiros entre as estações de Roma-Areeiro e Setúbal. 2006-11-05 · Reabertura da Linha de Évora com serviço de Intercidades entre Lisboa Oriente e Évora. 2009 · Foi aprovado o novo regime jurídico aplicável à CP, bem como os respetivos estatutos, passando a entidade pública empresarial, com a designação de CP - Comboios de Portugal, EPE. 2015-06-01 · Criação da Infraestruturas de Portugal, SA, empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – REFER e a EP - Estradas de Portugal. Tem por objeto a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação, alargamento e modernização das redes rodoviária e ferroviária nacionais, incluindo-se nesta última o comando e controlo da circulação. ESTAÇÃO DE ÉVORA Um ano depois do arrendamento das linhas do Sul e Sueste pela CP, em 1928 é apresentado um projeto para remodelação da estação de Évora que já não correspondia às necessidades da exploração ferroviária. O projeto não se concretizou e apenas na década de 30 do século passado, onde se assiste a intervenções nas diferentes estações da rede ferroviária nacional, a CP em 1939 apresenta um novo projeto de ampliação e modernização da estação. As obras de construção foram financiamento da Direção Geral dos Caminhos de Ferro. Em 1869, constituem-se os Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, um serviço público do Ministério das Obras Públicas, responsável pela construção e exploração da rede ferroviária ao Sul do Tejo. A partir de 1869 e até 1927, o Estado chama a si a construção, diretamente ou por empreitada, bem como a exploração das linhas-férreas. Em 1927, o Estado decide arrendar a exploração das suas linhas e assina um contrato de arrendamento CP – Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, que passa a explorar os Caminhos de Ferro do Estado, redes do Sul e Sueste e Minho e Douro, trespassando as linhas de via estreita a outras companhias. CRONOLOGIA BREVE 1861-02-01 · Inauguração do caminho‑de‑ferro entre Barreiro e vendas Novas. 1863-09-14 · Vendas Novas/ Casa Branca/Évora.

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