Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO
nacional e a construção, instalação e renovação das infraestruturas ferroviárias. 1999 · Criação da FERTAGUS, empresa do serviço ferroviário de transporte suburbano de passageiros entre as estações de Roma-Areeiro e Setúbal. 2009 · Foi aprovado o novo regime jurídico aplicável à CP, bem como os respetivos estatutos, passando a entidade pública empresarial, com a designação de CP-Comboios de Portugal, EPE. 2015-06-01 · Criação da Infraestruturas de Portugal, SA, empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – REFER e a EP - Estradas de Portugal. Tem por objeto a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação, alargamento e modernização das redes rodoviária e ferroviária nacionais, incluindo-se nesta última o comando e controlo da circulação. ESTAÇÃO DE BEJA Nos finais da década de 30 constroem-se e inauguram-se novas infraestruturas de passageiros, assentes no mesmo modelo construtivo, para as estações de duas das capitais de distrito alentejanas, Évora e Beja, provavelmente no âmbito de um conjunto vasto de obras empreendidas aquando da celebração dos Centenários. Ambos os edifícios são compostos por três corpos, o central com dois pisos divididos em cinco panos por pilastras de cantaria. No tímpano da fachada principal foram colocadas as armas nacionais sobre esfera construção do prolongamento das linhas até ao Algarve, em bitola ibérica, 1,668 m. 1927-03- 09 · Decreto autorizando o Governo a contratar com a CP o arrendamento dos CF Estado – Linhas do Sul e Sueste e Minho e Douro. 1932-05-28 · Inauguração da nova estação de Lisboa - Terreiro do Paço, projeto do Arq. Cottinelli Telmo. 1947-01- 01 · Em consequência da lei nº 2008/45, todas as linhas‑férreas portuguesas, à exceção da de Cascais, passam a estar integradas na CP – Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses; 1963-07-01 · Passam a existir apenas duas classes nas linhas de caminho-de‑ferro português. 1990 · Início do serviço intercidades entre Barreiro-Beja-Évora. 1992-06-20 · Publicado o Decreto-lei nº. 116/92 que estabelece uma nova nomenclatura para as linhas e ramais da rede ferroviária nacional, passando a Linha do Sul a denominar-se Linha do Alentejo. 1993-06-01 · A exploração da via fluvial passou para a empresa interligada Soflusa. 1992-06-20 · Decreto lei nº 116/92 atribui a designação oficial à Linha do Alentejo - Barreiro/Funcheira. 1997-04-29 · Criação da REFER por separação da CP - Caminhos de Ferro Portugueses. Tem por objeto principal a prestação do serviço público de gestão da infraestrutura integrante da rede ferroviária BEJA armilar e o cronograma “1940” também em cantaria. A principal diferença entre ambos reside no avançado avarandado ao centro da fachada principal da estação eborense, dando-lhe uma harmonia bastante maior. Contrariamente a Évora (composta por um único edifício) e numa configuração pouco comum, Beja, o programa é mais ambicioso, refletindo maior ecletismo, composto por quatro edifícios separados entre si e alinhados ao longo do cais - restaurante, edifício administrativo, edifício de passageiros e instalações sanitárias. Os edifícios de passageiros e administrativo possuem imponente colunata voltada à linha, elemento presente na maioria dos edifícios ferroviários de passageiros da região construídos nas décadas de 1920 e 1930, possivelmente como resposta direta às condições atmosféricas do estio alentejano. A proximidade arquitetónica entre os edifícios destas duas estações reflete-se também na azulejaria, principalmente a similaridade do coroamento das cercaduras e das temáticas e sua forma de representação parecem apontar para uma encomenda comum, arquitetónica e decorativamente. A existência de um conjunto sequenciado de edifícios possibilitou a existência, entre a gare e o edifício administrativo, de um acesso direto do exterior ao cais providenciado por um corredor aberto azulejado com motivos de inspiração barroca (nomeadamente o friso com a repetição do motivo da albarrada).
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