Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO

A partir de 1869 e até 1927, o Estado chama a si a construção, diretamente ou por empreitada, bem como a exploração das linhas-férreas. Em 1927, o Estado decide arrendar a exploração das suas linhas e assina um contrato de arrendamento CP – Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, que passa a explorar os Caminhos de Ferro do Estado, redes do Sul e Sueste e Minho e Douro, trespassando as linhas de via estreita a outras companhias. CRONOLOGIA BREVE 1860-01-03 · Contrato entre o Governo e a Companhia dos Caminhos de Ferro do Sueste para a construção de um caminho‑de-ferro de Vendas Novas a Évora e Beja. 1861-01- 23 · Início da circulação de comboios na Linha do Sul, atual Linha do Alentejo. 1864-04- 21 · Contrato entre o Governo e a Companhia dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste para o prolongamento da Linha de Beja ao litoral algarvio, adjudicando‑lhe as linhas do Sul e Ramal de Setúbal. 1864 · Inauguração do troço até Beja, em bitola ibérica, 1,668 m; alteração da bitola da Linha do Sul entre Barreiro e Vendas Novas de 1,44 m para 1,668m sem interrupção da circulação. 1869-03-12 · O Governo toma posse das linhas do Sul e Sueste; assume a

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