Foi publicado no dia 30 de março, em Diário da República, o concurso para a empreitada de modernização do troço entre Mangualde e Celorico da Beira, na Linha da Beira Alta. Com um investimento de 103 milhões de euros, esta obra insere-se no Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020.
Nesta empreitada será realizada a requalificação integral do troço entre Mangualde e Celorico da Beira, com cerca de 34 quilómetros, sobre o canal atual da Linha da Beira Alta. Serão executados trabalhos de substituição completa da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, e a alteração do layout das estações de Gouveia e Fornos de Algodres, assegurando-se o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e a otimização das condições de exploração.
Estão igualmente previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores - com as devidas adaptações nas instalações fixas de tração elétrica e a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações; RCT+TP.
Ferrovia2020 - Modernização da Linha da Beira Alta
A Infraestruturas de Portugal tem atualmente cinco empreitadas para a Modernização da Linha da Beira Alta a concurso, ou em fase de contratação, representando no seu conjunto um valor global de investimento estimado superior a 430 milhões de euros:
- Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros) | Construção da Concordância da Mealhada (Ligação, com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta) – Preço Base 80M€
- Troço Cerdeira | Vilar Formoso (25 quilómetros) – Preço Base 50M€
- Troço Celorico da Beira | Guarda (46 quilómetros) – Preço Base 90,4M€.
- Troço Santa Comba Dão | Mangualde (40 quilómetros) – Preço Base 112,2M€
- Troço Mangualde | Celorico da Beira (40 quilómetros) – preço base 103M€
Já em fase de obra está a intervenção de modernização do troço com entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, num investimento de 8,7 milhões de euros.
Este conjunto de intervenções reveste-se de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso, através da Linha da Beira Alta, é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
A “Empreitada do Troço Mangualde – Celorico da Beira integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
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