Serviços de Fibra Ótica

A IP TELECOM possui uma extensa rede de Fibra Ótica (FO), onde opera o serviço de comunicação de dados em alta velocidade, com ampla cobertura, fiabilidade e garantia de segurança em relação às informações transacionadas.

Tem uma estrutura vocacionada para a realização de projetos de instalação de redes óticas urbanas, metropolitanas ou de longa distância em qualquer lugar do país, apoiada na infraestrutura instalada em domínio público ferroviário, constituindo-se num dos principais operadores de fibra ótica (backbone) a operar em Portugal, e suporte para as comunicações críticas dos sistemas ferroviários, garantido altos níveis de disponibilidade e fiabilidade na qualidade de transmissão ótica.

A rede de fibra ótica instalada, com cerca de 5.500 km, permite a oferta de pares de FO ponto a ponto ou redundantes em anel. Este tipo de infraestrutura é indicado para empresas de âmbito geográfico lato, com múltiplas localizações, que procuram fiabilidade com baixos custos de propriedade e manutenção.


Características gerais do serviço:

  • Planeamento e desenvolvimento da rede de fibra ótica;
  • Manutenção da rede ótica e gestão das intervenções de manutenção preventiva e 
corretiva nos suportes físicos ;

  • Assegurar a satisfação dos Clientes de fibra ótica em relação à qualidade do serviço 
prestado;

  • Realização de projetos de instalação de cabos óticos em domínio público ferroviário e 
rodoviário; 

  • Realização de cotações de suporte à área comercial e de desenvolvimento de mercado; 

  • Garantir o cumprimento dos tempos de reposição de serviço e da maximização da 
disponibilidade da rede ótica; 

  • Especificar e estudar materiais e soluções técnicas.

 

Características técnicas do serviço:

  • Fibra Ótica Instalada em Domínio Público Ferroviário

A rede de cabos de fibra ótica da IP TELECOM é constituída por vários cabos com capacidades de 20 a 60 fibras monomodo do tipo G.652 e G.655, instalados ao longo da via-férrea de todas as linhas ferroviárias.

  • Fibra Ótica Instalada em Domínio Público Rodoviário 


A rede de cabos de fibra ótica da IP TELECOM em domínio público rodoviário é constituída por cabos óticos com capacidades de 48 a 60 fibras monomodo do tipo G.652 e G.655, instalados em condutas enterradas.