IP Telecom adopta plataforma de BI para apoio à decisão

2017-12-22

A IP Telecom implementou a plataforma de BI, Business Performance Analytics, da empresa portuguesa de serviços de consultoria, KSTK, para agilizar a gestão e a tomada de decisão na empresa. O objetivo é obter, de forma  centralizada, uma visão sobre o desempenho da sua atividade que abrange  mais de 200 clientes, 30 produtos/serviços, mil contratos e dez famílias de produtos.

A solução permite medir e controlar, “num tempo próximo do real”, o “desempenho do negócio, com base num modelo optimizado de gestão e numa plataforma central de suporte à decisão”, explica a consultora em comunicado.

Anteriormente os processos de controlo de gestão estavam baseados “em informação produzida manualmente a partir de extrações de sistemas e manipulação de ficheiros”, o que, para além de moroso, era pouco eficaz, sendo difícil obter “informação detalhada e de diferentes perspetivas sobre os resultados de produtos e serviços, projetos e clientes”.


Redefinição de modelo de gestão de desempenho

O projeto começou com serviços de consultoria de gestão de negócio da KSTK, para, em conjunto com uma equipa de controlo de negócio da IP Telecom, redefinir o modelo de gestão de desempenho da empresa no que respeita aos resultados e margens de negócio por produto e por cliente, considerando novas abordagens de gestão de naturezas e categorias de custo inerentes, explica a KSKT em comunicado.

A implementação foi assegurada por uma equipa de oito pessoas, incluindo consultores de gestão de negócio e de BI da KSTK e membros da equipa de controlo de gestão da IP Telecom, coordenados pelo diretor-geral, Rui Ribeiro.

“A ligação entre a solução tecnológica da KSTK e o contexto do modelo de gestão de desempenho do negócio da IP Telecom é total, uma vez que representam as duas componentes fundamentais do modelo de informação de gestão de negócio da empresa. A forte dinâmica de adaptação e mudança associada a estes modelos e à realidade da gestão requerem soluções flexíveis, permanentemente ajustáveis e alinhadas com os processos de gestão de negócio”, considera Rui Ribeiro.

Com a implementação da plataforma de BI, a IP Telecom tem agora “uma visão total da performance do negócio”, com informação que serve de “suporte aos decisores nos seus processos de planeamento, análise e monitorização, com base em indicadores e relatórios de acesso simples, eficaz e estruturado”. Por outro lado, a solução permitiu uma maior mobilização dos vários níveis de gestão, para monitorizar o sucesso e atingir os objetivos definidos, como formas de optimização de receitas e custos associados a clientes, famílias de produto e produtos e definição de metas a alcançar pelas equipas comerciais e de suporte.

Por fim, possibilitou também a agregação da informação crucial ao negócio numa única base, a partir dos sistemas existentes. Os planos do operador passam pela evolução da plataforma, de modo a servir “de dashboard de controlo de indicadores de gestão, garantindo um acompanhamento online dos vários objetivos, que versam essencialmente a maximização de receitas, o aumento da qualidade de serviço ao cliente e a melhoria da eficiência organizacional, cruzando com o cumprimento de orçamentos e projetos”, revela Rui Ribeiro.

Segundo o responsável do operador, este pretende reforçar a componente de avaliação de cenários e perspectivas de previsão.